amscompany

PESSOAS SÃO O MAIS IMPORTANTE

Benefícios respiratórios da natação infantil

beneficios-da-natação-infantil

Hoje em dia, quase todos nós cultivamos rotinas extremamente dinâmicas e que exigem cada vez mais determinação física e psicológica, e, portanto, saúde. Junto ao cotidiano estressante que nos acostumamos a viver, nós, adultos, nos acomodamos ao sedentarismo – desde a adolescência – e, com certeza, sofremos as consequências.

Uma maneira prematura e eficaz de evitar que nossa saúde respiratória – parte do organismo mais comprometida pela rotina que levamos – seja deficiente quando nos tornamos adultos é, desde cedo, iniciarmos alguma atividade física que fortaleça e beneficie o sistema respiratório. Por isso, nada melhor que a natação para exercer esta função.

Como não temos, quando crianças, essa preocupação em relação à saúde, é de extrema importância a ação dos pais para que nos levem a praticar essa atividade – ou até mesmo, eles próprios darem o exemplo, praticando natação. Saiba abaixo quais são os principais benefícios respiratórios que o seu filho, ou filha, podem ter ao praticar a natação infantil.

Contra asma

A natação infantil é a atividade física mais indicada para a criança asmática, pois é considerado o exercício que menos induz ao bronco espasmo – entende-se por bronco espasmo ao estreitamento da luz bronquial como consequência da contração da musculatura dos brônquios – fato esse demonstrado em teste de bronco provocação, realizado pela comparação entre diferentes exercícios físicos.

Além do mais, estudos comprovam que crianças com asma ingressantes nessa atividade tomam menos medicamentos, desenvolvem uma melhor postura e erradicam problemas de isolamento social, porque a asma acaba levando-as a não praticarem atividades lúdicas devido à falta de ar, havendo assim uma tendência ao sobrepeso.

Fortalecimento da Musculatura

Este ganho, que ocorre com os praticantes de todas as faixas etárias, é muito percebido na natação infantil. Nos pequenos, permite, de uma forma extremamente eficiente, o fortalecimento e alongamento dos músculos do corpo.

Esses músculos, quando fortalecidos e alongados, permitem, por exemplo, uma maior oxigenação dos pulmões, ou seja, uma maior capacidade de contração e expansão, uma vez que os pulmões são órgãos elásticos e também para o desempenho adequado do diafragma, responsável por ditar o ritmo e qualidade da respiração. Tudo isso propicia um equilíbrio melhor do tronco e condicionamento cardiorrespiratório, com consequente melhora da função pulmonar.

Combate à Bronquite

Para as crianças e bebês que sofrem de bronquite, que é a inflamação dos brônquios – ou seja, o que gera sintomas como tosse e falta de ar – a natação é a atividade aeróbica mais recomendada, de longe.

Isso porque, durante a atividade, a frequência cardíaca aumenta, assim como a profundidade da respiração, dilatando os brônquios e expandindo e fortalecendo a musculatura responsável pela inspiração e expiração, que fica comprometida com a doença. Em virtude disso, a ventilação pulmonar pode aumentar, de 70% da ventilação no minuto em repouso, até mais de 85% da ventilação total durante um exercício. Proporcionando, dessa forma, não a cura da doença, mas, ao menos, crises mais brandas e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Tudo isso, além de ajudar a mobilizar e expelir secreções, o que também facilita a respiração.

Portanto, não perca mais tempo e matricule já a sua criança, para que sinta os benefícios da natação infantil!

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: