amscompany

PESSOAS SÃO O MAIS IMPORTANTE

Como fazer tapioca de batata-doce e de inhame

A tapioca ainda é a queridinha de muita gente adepta de uma alimentação saudável, mas, apesar de ser uma escolha prática e fácil para um bom lanche, por ser rica em carboidratos e sem glúten, ela é tão calórica quanto o pão francês.

Pensando nisso, separamos duas receitas para você aprender a fazer tapioca de batata-doce e de inhame, que vão te dar energia e encher o seu dia de sabor; seja no café da manhã, no lanche da tarde ou da noite.

A receita é simples: quanto mais fina a espessura, mais cuidado é preciso para virar e dourar dos dois lados. E você pode rechear ou não. Queijos combinam e devem ser colocados no fim da receita. Escolha temperos variados para agradar a qualquer paladar.

Como fazer tapioca de batata-doce (ou panqueca ou rosti)

Tapioca de batata-doce
Ingredientes
1 batata-doce grande crua e descascada
1 colher (chá) de alecrim
1 colher de orégano (outras opções de temperos: chimichurri, lemon pepper, curry com canela, tomilho e salsa com alho e cebola)
Sal marinho (a gosto)
1 colher (sopa) de azeite ou óleo de coco

Modo de preparo: 

Basta ralar a batata-doce (se for orgânica você pode ralar com a casca mesmo) crua em um bowl (1 batata-doce grande é suficiente para 2 pessoas se for fazer na espessura mais fina). Tempere com ervas e sal, coloque na frigideira com teflon, para não grudar, e óleo de coco. Tampe a panela e deixe abafar, doure de um lado e depois vire do outro até que esteja praticamente seco (mantenha em fogo médio). Leva, em média, uns 10 minutos para ficar pronto. Adicione o recheio a gosto.

Como fazer tapioca de inhame

Como fazer tapioca de inhame? Ralado e cru direto na frigideira, o inhame fica uma delícia
Como fazer tapioca de inhame? Ralado e cru direto na frigideira, o inhame fica uma delícia

Ingredientes
5 inhames crus e descascados
1 colher (sopa) de alecrim
1 colher de orégano (outras opções de temperos: chimichurri, alecrim, lemon pepper, curry com canela)
Sal marinho (a gosto)
1 colher (sopa) de azeite ou óleo de coco

Modo de preparo
O processo é o mesmo. Rale direto na frigideira (teflon é melhor). O tempo de cozimento de cada um vai depender do tubérculo escolhido e da espessura desejada.

Como fazer tapioca com outros ingredientes
Experimente fazer tapioca com outros ingredientes : batata inglesa (demora bem mais para cozinhar), mandioquinha, cenoura com cebola, ou beterraba com batata-doce, por exemplo. Com um toque de óleo de coco e especiarias variadas ficam todas uma delícia e são alternativas práticas e rápidas para variar da receita tradicional da tapioca.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: