amscompany

PESSOAS SÃO O MAIS IMPORTANTE

DIETA ANTIRRUGAS

O ENVELHECIMENTO DA PELE É UM PROCESSO CONTÍNUO, CONDICIONADO POR VARIADOS FATORES.  ALÉM DA INFLUÊNCIA DOS GENES, O ESTILO DE VIDA E DIETA ALIMENTAR PODEM PROMOVER OU RETARDAR O APARECIMENTO DE RUGAS, ALTERAÇÕES DA PIGMENTAÇÃO E PERDA DE ELASTICIDADE DA PELE QUE SURGEM NATURALMENTE COM O AVANÇAR DA IDADE.

De fato, estudos mostram que uma aparência mais velha para a idade se relaciona com um maior risco de aparecimento de algumas doenças crônicas e mesmo de mortalidade.

Atualmente sabe-se que,  além do grau de exposição solar e do tabagismo, a dieta alimentar tem um grande impacto no estado de saúde da pele. Também o sedentarismo se associa a um envelhecimento precoce, tornando-se mais evidente o aparecimento de rugas e perda de elasticidade. Apesar de existir uma grande variedade de produtos cosméticos no mercado que prometem retardar o aparecimento de rugas, ou mesmo a sua regressão, sabe-se que têm maior relevância processos endógenos relacionados com a ingestão nutricional, nomeadamente, do que a aplicação de substâncias tópicas. Ou seja, para melhorar o estado de saúde da pele e prevenir os sinais de envelhecimento, é mais importante aquilo que é ingerido através da dieta alimentar do que as substâncias ou nutrientes aplicados diretamente na pele.

Apesar de não serem completamente conhecidos os mecanismos de ação de alguns destes nutrientes e substâncias nutritivas, a sua ingestão, enquadrada num padrão alimentar e estilo de vida saudáveis, trazem inúmeros benefícios para a pele, retardando o aparecimento e rugas e perda de elasticidade, prevenindo o aparecimento de manchas e mantendo um aspeto jovem:

dieta anti rugas água

Água
O estado de hidratação corporal é um dos fatores de mais impacto tem no aspeto da pele, a curto e a longo prazo. De fato, um dos testes utilizados para verificar o grau de hidratação geral num determinado momento é feito através da pele, beliscando-se a mesma e verificando a sua elasticidade. Uma prega que volte rapidamente à forma inicial indica um bom estado de hidratação. No que diz respeito ao aspeto da pele, uma quantidade adequada de água no estrato córneo da epiderme confere-lhe suavidade e maciez.

proteína dieta anti rugas

Proteína
Um estudo norte-americano mostrou que mulheres de meia-idade que ingeriam poucas quantidades de proteína diariamente apresentavam maior fragilidade da pele e mais rugas do que mulheres com uma ingestão mais elevada. Carne, pescado, ovos e laticínios são dos alimentos mais ricos em proteína e de maior qualidade biológica.

Gordura
O estado de saúde da pele e o seu envelhecimento é influenciado, tanto pela quantidade, como pela qualidade de gordura que se ingere. Por um lado, a ingestão excessiva está associada a uma maior atrofia da pele e a uma aparência mais rugosa. Por outro lado, uma ingestão adequada de alguns tipos de gordura polinsaturada, nomeadamente de ácido linoleico, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexanóico (ADH) é essencial para uma pele saudável e jovem, mantendo-a hidratada e elástica.

Estes ácidos graxos encontram-se maioritariamente em frutos oleaginosos (conhecidos como frutos secos), sementes, azeite e peixe gordo. Fritos, confecções com muita gorda (particularmente de origem animal), laticínios gordos devem ser evitados, não apenas pelos seus efeitos adversos no estado da pele, no peso e saúde cardiovascular.

vitamina C dieta anti rugas

Vitamina C
Este nutriente tem uma função importantíssima na síntese de colágeno, uma proteína responsável pela estrutura e elasticidade da pele. De fato, como avançar da idade, a concentração de vitamina C nas estruturas da derme vai diminuindo. Também a exposição a raios solares ultravioleta (UV) diminui os níveis de vitamina C, sendo importante a sua reposição.

Para além dos cítricos, classicamente conhecidos pelo elevado teor em vitamina C, também os morangos, kiwi, brócolos, papaia, couve-de-bruxelas, e manga, entre outros, podem ser incluídos regularmente na alimentação.

retinoides dieta anti rugas

Retinoides
Os retinoides incluem um conjunto de compostos, de onde se salienta a vitamina A (retinol) que participa na produção de queratina, uma substância que protege a epiderme. À semelhança da vitamina C, também as concentrações de vitamina A no organismo reduzem progressivamente com a idade e a sua carência pode acelerar o processo de envelhecimento. Também é um poderoso antioxidante, que protege dos efeitos deletérios dos radicais livres e ação dos raios UV na pele. Os retinoides são, aliás, um dos ingredientes mais usados na cosmética e na dermatologia (para o tratamento da acne, psoríase).

Alimentos ricos em retinoides incluem o ovo, cenouras, abóbora, tomate, batata-doce, ervilhas, brócolos, manga, melão, fígado e atum.

Vitamina E
Esta vitamina é também um poderoso antioxidante que protege a pele da ação dos raios UV, bem como dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Sementes de girassol, frutos oleaginosos, espinafres, amendoins, tomate, abacate e espargos.

dieta anti rugas

Polifenois
Os polifenois incluem uma grande variedade de substâncias, caraterizadas pelo seu poder antioxidante, protegendo a pele e mantendo o seu aspeto jovem. Frutos vermelhos, maçã, chá verde, cacau, vinho tinto e café são alguns dos alimentos e bebidas maior teor nestes nutrientes.

De uma forma resumida, uma alimentação rica em frutas e vegetais, sementes e frutas oleaginosas, carnes brancas, peixe e ovos e bebidas como o café e o chá verde é uma das grandes aliadas da pele, mantendo-a jovem, retardando os sinais de envelhecimento e agressões ambientais.

EQUIPE AMS ACADEMIA


Referências bibliográficas
Boelsma E, Vijver LP, Goldbohm RA, Klöpping-Ketalaars IA, Hendriks HF, Roza L, Human skin condition and its associations with nutrient concentrations in serum and diet, AM J Clin Nutr 2003; 77:348-55.
Cosgrove MC, Franco OH, Granger SP, Murray PG, Mayes AE, Dietary nutrient intakes and skin-aging appearance among middle-aged, American women, Am J Clin Nutr 2007; 86:1225-31.
Poljsak B, Dahmane R, Free Radicals and Extrinsic Skin Aging, Dermatology Research and Practice, doi:10.1155/2012/135206.
Sies H, Stahl W, Nutritional Protection Against Skin Damage from Sunlight, Annu. Rev. Nutr. 200424:173-200.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: